Revista virtual de arte e cultura

Home / LITERATURA

Apresentamos uma tradução para os 100 versos iniciais do canto segundo das Argonáuticas, poema épico helenístico escrito por Apolônio de Rodes no séc. III a.C. Introdução e tradução por Vinicius Ferreira Barth.

2

A história do sacrifício de um rebento, a prova da fé e a Criação. Por Vinicius F. Barth.

2

Eu nunca seria capaz de desmistificar uma cidade do tamanho de Buenos Aires. É muita imponência para apenas uma pessoa que vem de uma capitalzinha, uma cidadezinha do interior, uma Curitiba. É muita insolência. Mas mesmo uma formiga caipira acha os caminhos para o subterrâneo. Por Vinicius F. Barth.

0

Marlon Anjos comenta O trágico, o sublime e a melancolia, lançamento em dois volumes da Relicário Edições que reúne os artigos produzidos para o 12º. Congresso Internacional de Estética, evento realizado em 2015 na cidade de Belo Horizonte.

0

Com ineditismo e garbosa exclusividade, trazemos a tradução ao português do primeiro texto publicado de Samuel Beckett, Whoroscope, de 1930, poema narrado por um alucinado René Descartes enquanto espera ser servido de seu ovo. Tradução de Vinicius Ferreira Barth.

1

Uma breve apresentação e reflexão sobre a Laranja Mecânica, de Anthony Burgess, usando as relações do autor com dois pares de suas grandes referências: Shakespeare e Joyce; Huxley e Orwell. Por Vinicius F. Barth.

2

Vinicius Ferreira Barth apresenta traduções de cinco poetas modernos americanos. Cinco enfrentamentos de poetas com suas próprias modernidades. Cinco reflexões para o final de mais um ano.

0

Julie Fank, a mais nova mazorreira desta gangue, exerce pela primeira vez o seu transtorno lexical na nossa coluna de literatura. Ela entregou a coluna atrasada, e um dos seus assuntos é a procrastinação.

3

Vinicius F. Barth apresenta uma parábola, como diz o título, sobre o jovem e entusiasmado filho da modernidade. Isso pode ser também um conto, um ensaio, uma crônica. Chame como quiser.

3

Um novo e valioso jeito de ver o Recife: Frederico Machado faz um breve comentário sobre o livro de contos Os mortos não comem açúcar, de Alexandre Furtado, lançado recentemente pela Confraria do Vento.

2

Vinicius F. Barth usa o romance Laranja Mecânica como objeto de uma discussão ligada à cultura icônica pop: o livro é sempre muito melhor? Por que queremos ver adaptações cinematográficas de livros, essas limitadoras de imaginação?

2

Vinicius F. Barth apresenta a tradução do artigo de Helen King a respeito da homossexualidade na Grécia Antiga. Afinal, o que era a homossexualidade na Grécia, já que eles não tinham uma palavra para isso?

2

Vinicius F. Barth escreve uma coluna em que tudo é a verdade mais fiel aos fatos do mundo real. Nada nessa coluna é a mentira e nem a ficção. Estamos completamente ‘baseados em fatos reais’. Ou não.

3

A escrita do Fulano, que retira todas as ideias do seu próprio mundo cerebral para colocá-las num papel e expô-las ao mundo como sua verdade. Mas o que é nosso, e que conhecimento é de alguém senão da memória?

2

Leandro Cardoso reflete sobre o estudo e o ensino de literatura, matéria pouco significativa no nosso mundo prático. Indo além de clichês, que travessias ela propõe? E o que os teóricos da área têm a ver com isso?

0

Emerson Cerdas, colunista convidado para falar de Literatura nesta primeira edição de 2016, nos apresenta o tema da Biografia, e em que medida ela costuma se enrolar com a História e com a própria Ficção. Não deixe de ler, te garantimos que tudo nessa coluna é verdade!

0

Leandro Cardoso, já nos climas de dezembro, nos traz alguns presentes para o fim de ano. Voltemos à Era de Ouro dos homens, num jardim do Éden mais bacana, para conhecer alguns epigramas Saturnais do romano Marcial, que você pode até mesmo mostrar para a sua tia no jantar de

0

Neste mês, em Literatura, apresentamos uma tradução do poema “Asas”, atribuído ao poeta helenístico Símias de Rodes. O tradutor e colunista convidado, Alessandro Rolim de Moura, apresenta o texto e faz um breve comentário a respeito desse belíssimo exemplar da literatura helenística. Confira!

4

O submundo da tradução: Leandro Cardoso fala do reconhecimento da atividade tradutória, que talvez seja o meio mais valioso de interação entre diferentes culturas; coisa de que ninguém se dá conta.

0

Até que ponto somos mais verdadeiros do que as imagens que criamos de nós mesmos em redes sociais? Vinicius F. Barth comenta o livro Leonardo contra Paris, de Márcio-André.

2

Nem todos os mecanismos literários empregados nessa nossa produção contemporânea bacanuda são necessariamente “modernos”. Quer aprender literatura? Os melhores professores estão há milênios nos ensinando, e o Leandro Cardoso explica isso pra gente.

0

Leandro Cardoso nos apresenta o problema do peixe-lua. Até que ponto você sabe, realmente, compreender o mundo que percorre? Decomponha o seu cotidiano, pense nesse problema (e leia esta coluna!).

0

O fenômeno da literatura em leituras públicas: Leandro Cardoso discute o assunto da leitura e da mediação de textos com Flávio Stein, que é mais do que especialista no tema. Confira!

0

Leandro Cardoso, rememorando o ocorrido entre professores e policiais militares em Curitiba no mês de abril deste ano, nos fala sobre a formação da dor; e sobre como a literatura pode – e deve – manter a ferida aberta.

0

Depois de tantos séculos, as antigas Comédias ainda tratam de nós, de nossa humanidade. Leandro Cardoso volta para a coluna de Literatura para tratar de Terêncio, e do que nos é comum.

0

Nesse mês contamos com a presença ilustre de um colunista convidado para falar de Literatura. Leandro Cardoso nos traz um texto sobre poesia, e sobre essa mágica comunhão que nos une a ela.

0

A Farsália, poema épico escrito pelo romano Lucano no séc. I d.C., é apresentada por Guilherme Gontijo Flores, que traz também um belo trecho do texto em duas traduções: de Brunno V. G. Vieira e Márcio Meirelles Gouvêa Jr.

0

Vinicius F. Barth apresenta a obra digital Tróiades – remix para o próximo milênio, de Guilherme Gontijo Flores. Saiba mais aqui a respeito desse monumento à destruição.

0