Interrogatório

Interrogando Zhenya Z

A R.Nott Magazine falou com exclusividade com a ilustradora de moda Zhenya Z, artista que, enquanto trabalhou durante anos como arquiteta na Rússia, conseguiu desenvolveu paralelamente um dos estilos de desenho mais marcantes dentro do mundo fashion na atualidade. Já trabalhou com marcas e revistas mundialmente famosas, como Vogue, Grazia Italy, Grazia AU, Garage NYC, Revlon, L’Oreal, London Fashion Week, Condé Nast e outras. Hoje ela também treina ilustradores e professores de design de moda de diferentes partes do mundo. Confira abaixo a nossa conversa!


 

• Como, onde, quando e por quê.

Quando eu era pequena, adorava costurar roupas para as minhas bonecas. E costurei para elas até o ensino médio, já que não tinha nenhum outro interesse. Então, no ensino médio, entrei numa escola de arte. Na época eu não sabia nada sobre ilustração de moda, mas admirava a Coco Chanel. Foi provavelmente através do trabalho de Coco Chanel que eu conheci os rascunhos de moda.

Depois disso tive uma formação em Arquitetura e comecei a trabalhar como arquiteta. Em paralelo, comecei em 201 um blog no Blogspot para compartilhar os meus rascunhos de ilustração de moda. E assim começou a minha jornada como Ilustradora de Moda…

 

• Vou começar com uma pergunta simples: para você, o que é um bom Ilustrador de Moda?

Eu acho que um bom ilustrador de moda é um profissional com habilidades artísticas elevadas que acompanha as tendências da indústria. O ilustrador de moda está focado na Moda. Um bom ilustrador tem o seu próprio estilo e visão na arte.

 

 

• Em sua entrevista para a Photobook Magazine, você disse que é necessário experimentar com muitos materiais e técnicas diferentes até achar o que mais combina com você e desenvolver-se a partir disso. Conte-nos a respeito do seu processo de encontrar o próprio estilo. Você se lembra se houve um momento em que olhou para o seu trabalho e pensou “é isso!”?

Obrigada pela boa questão! Eu realmente criei o meu próprio estilo de ilustração de maneira consciente. De início eu não entendia como algumas ilustrações diferiam de outras ilustrações, então estudei as ilustrações de moda de vários ilustradores e enxerguei claramente que técnicas e estilizações eles usavam. Isso me ajudou a criar meu próprio estilo.

Sim, lembro-me de quando desenhei uma modelo sobre um fundo colorido e não terminei o desenho do rosto, já que tinha gostado de como estava. Continuei a experimentar nessa direção. Penso que acabei achando um novo jeito de abordar a técnica do pastel, já que comecei a usar cores de fundo brilhantes e linhas limpas em conjunto com os pastéis.

 

• Você tem uma graduação em Arquitetura e trabalhou nesse campo por vários anos. Como esta experiência influencia o seu trabalho como ilustradora? Você vê alguma afinidade entre essas áreas?

É uma experiência maravilhosa, já que a Arquitetura me trouxe o amor pelas linhas definidas, além de me ajudar a encontrar as formas e elementos das roupas. Eu consigo ver a “construção” das roupas. A Arquitetura também me ajudou a desenvolver uma boa técnica de desenho acadêmico e o aprendizado no pensamento estruturado.

 

 

• Quando você olha pra trás, qual foi o momento mais difícil da sua carreira?

Eu amo tanto a minha profissão como ilustradora que não consigo achar os momentos mais difíceis.

Provavelmente o momento mais difícil foi quando tomei a decisão de deixar a carreira na Arquitetura para mudar de vida e de profissão.

 

• De acordo com o que você disse à Vogue Taiwan, o ano de 2014 representa um ponto de virada na sua vida. Qual foi a sensação de receber uma grande encomenda de uma empresa como a Revlon para a London Fashion Week, e o que aconteceu depois disso?

Esse projeto foi um ponto decisivo para a minha carreira como ilustradora, porque foi quando eu percebi que podia trabalhar profissionalmente como ilustradora de moda.

A Revlon me encontrou através do blog no Blogspot. Depois de trabalhar com eles, criei meu perfil no Instagram, onde consegui encontrar novas oportunidades para o meu trabalho.

 

 

• Agora vamos falar dos seus materiais. Em primeiro lugar, eu gostaria de te perguntar o que você pensa a respeito da ilustração digital. Já considerou fazer em algum momento?

Essa é uma boa pergunta. Provavelmente a coisa mais importante para mim é que a ilustração de moda tenha boa ideia, composição e combinação de cores. O material não é tão importante, já que é uma questão de gosto.

Eu amo os gráficos digitais por parecerem tão limpos. Mas também gosto dos materiais tradicionais por permitirem traços mais ousados, traços, linhas, e o olho do espectador sente essa vivacidade.

 

• Corrija-me se estiver errado, mas os pastéis não são o material mais popular e não vemos muitos trabalhos fazendo uso deles por aí. Fale-me sobre a sua escolha. Não há dúvidas de que eles tornam o seu trabalho único. Além disso, vi que você também trabalha com aquarela, embora em menor escala.

Quando eu estava procurando pelo meu estilo, realmente criei um monte de trabalhos em aquarela e depois deletei tudo do Instagram. Não sei por que fiz isso! Sorrisos.

Agora é difícil lembrar o porquê de ter escolhido os pastéis. Eu estava experimentando um monte. Mas quando combinei o fundo colorido com a cor do giz, senti que era interessante. Amo cores vivas.

E também amo aquarelas mas raramente as uso, como você bem observou.

 

 

• Quais são as suas maiores influências, heróis e ilustradores de moda que mais gosta? (e pessoas que inveja).

Eu sou inspirada pelas pessoas, inspirada por suas histórias.

Figuras distintas influenciam a mim e minha arte. Por exemplo, Jim Ron e David Goggins me “ensinaram” a disciplina. Oscar Hartmann me “ensinou” a ter ação constante.

Se falamos de ilustração de moda, os ilustradores mais fortes são David Downton, Nuno da Costa e Blair Brainstein, porque criaram seus próprios estilos e suas próprias marcas como ilustradores.

 

• Pegadinha: qual foi a modelo mais bonita que você já pintou?

Estou sorrindo. Eu não sei, só o espectador pode perceber isso quando está olhando para as minhas ilustrações.

 

Personal work

 

• Quais são seus projetos futuros?

Planejo fazer diversas exposições solo no próximo ano e devo me focar nessa tarefa, já que requer a criação de um conceito e tempo para criar as ilustrações.

 

• Existe algo que você sempre quis responder mas nunca te perguntaram? Se sim, por favor responda =)

Eu gostaria de dizer algumas palavras para ilustradores iniciantes. Não duvide de si mesmo, seja o seu melhor conselheiro e o seu melhor amigo. Acreditar na sua arte é uma coisa importante.

 

Personal work

 

Veja mais em:
Site oficial: http://fashion-illustrator.com
Instagram: @zz_fashion_illustrator


 

English Version

 

• How, where, when and why.

When I was a child, I loved to sew clothes for my dolls. And I sewed clothes for dolls until high school, I had no other interests. Then, in high school, I entered an art school. And then I didn’t know anything about fashion illustration. But I admired Coco Chanel. Probably, through the work of Coco Chanel, I saw fashion sketches of clothes.

Then I got an architectural education and started working as an architect. Also in 2010, I created a blog on Blogspot and began sharing my fashion illustration sketches. And so began my journey as a fashion illustrator…

 

• I’ll begin with a simple question: for you, what is a good Fashion Illustrator?

I think that a good fashion illustrator is a professional who has high artistic skills and follows the trends in the fashion industry. Fashion illustrator focuses on fashion. A good illustrator has his own style and vision in art.

 

• In your interview for the Photobook Magazine, you said that you have to experiment with many different materials and techniques until you find the one that suits you best, and then work on it. Tell us about the process of finding your own style. Do you remember if there was a moment when you looked at your work and thought “that’s it”?

Thank you for a good question! I really consciously created my own style of illustration. At first I didn’t understand how some illustrations differ from other illustrations, so I studied the fashion illustrations of many illustrators and clearly saw what techniques and stylizations they use. It helped me create my own style.

Yes, I remember when I drew a model on a colored background and didn’t finish drawing the face and I thought I liked it. I continued to experiment in this direction. I think I brought a new way in the pastel technique because I started using bright background colors and clean lines in working with pastels.

 

• You have a degree in Architecture and have worked in that field for several years. How do that experience influence your work as an Illustrator? Do you see any affinity between those areas?

It’s a wonderful experience because architecture has brought me a love of clean lines, and it also helps me find shapes and elements in clothes. I see the “construction” of clothes. Architecture also helped me develop good academic drawing skills and I learned structured thinking.

 

• When you look back, what was the most difficult moment in your career?

I love my profession as an illustrator so much that I can’t find the most difficult moments.

Probably the most difficult moment was the decision to leave the architectural career and change your life and profession.

 

• According to what you told Vogue Taiwan, the year of 2014 represents a turning point for you. How did it feel to receive a large commission from a company like Revlon for the London Fashion Week, and what happened after that?

This project was a turning point for my career as an illustrator, because I realized that I could work professionally as a fashion illustrator.

Revlon found me through a blog on Blogspot. After collaborating with Revlon, I created my Instagram profile, where I got new opportunities for my work.

 

• Now let’s talk about your materials. First of all, I would like to ask what do you think about digital illustration. Have you ever considered doing it?

That’s a good question. Probably the most important thing for me is that a fashion illustration has a good idea, composition and color combinations. The material is not so important, because it is a matter of taste.

I love digital graphics because it looks very clean. But I also like traditional materials, because you can make bolder strokes, strokes, lines and the viewer’s eye feels this liveliness.

 

• Correct me if I’m wrong, but the pastels do not seem a mainstream material and we don’t see many works out there making use of it. Tell me about your choice. There is no doubt that they make your work unique. Furthermore, I see that you also work with watercolor, although on a smaller scale.

When I was looking for my style, I created really a lot of works in watercolor and then I deleted it from Instagram. I do not know why I deleted it! I smile.

Now it’s hard to remember why I chose pastels. I’ve been experimenting a lot. But when I combined the colored background and colored crayons, I felt that it was interesting. I love bright colors.

I also love watercolors, and as you correctly said, I rarely use watercolors.

 

• Who are your major influences, heroes and fashion illustrators you like the most? (and people you envy).

I am inspired by people, inspired by their stories.

Different people influence me and my art. For example, Jim Ron and David Goggins “taught” me discipline. Oscar Hartmann “taught” me to act constantly.

If we talk about fashion illustration, the strongest illustrators are David Downton, Nuno da Costa and Blair Brainstein because they have created their own style and their own brand as an illustrator.

 

• Tricky question: who is the prettiest model you have ever painted?

I’m smiling. I do not know, because only the viewer can know this when looking at my fashion illustrations.

 

• What are your future projects?

I plan to do several solo exhibitions next year and I will focus on this task because it requires creating a concept and time to create illustrations.

 

• Is there something you’ve always wanted to answer but never been asked? If yes, please answer it =)

I would like to say a few words for beginner illustrators. Do not doubt yourself, be the best mentor and friend for yourself. Believe in your art is an important thing.

 

Official site: http://fashion-illustrator.com
Instagram: @zz_fashion_illustrator

Vinicius F. Barth
Doutor em Estudos Literários pela UFPR. Tradutor das Argonáuticas de Apolônio de Rodes. Escritor e ilustrador. Autor do livro de contos 'Razões do agir de um bicho humano', (Confraria do Vento, 2015) e do livro de poemas e ilustrações '92 Receitas Para o Mesmo Molho Vinagrete' (Contravento Editorial, 2019). Ilustrador de Pripyat (Contravento Editorial, 2019). Estudante de saxofone.

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