Revista virtual de arte e cultura

Home / VISUAIS

Uma coluna para ser assistida. Recomenda-se um assento confortável, um bom equipamento, uma bebida, um petisco, e breves doses de falta de discernimento e um pouco de mistério.

0

O problema da iconografia tratado de diferentes pontos de vista: idolatria, marketing, e a transformação de Jesus Cristo num carismático popstar. E isso, é claro, tem grande importância na caminhada da arte através dos séculos. Por Marlon Anjos.

1

Marlon Anjos, nosso anjo das pernas tortas, comenta a nossa obsessão pela sensação de autenticidade. Por que desprezamos o falso e o não-autêntico? O que são, afinal, essas distinções?

0

Rodrigo Freitas retorna à R.Nott para falar um pouco mais de cinema. Confira a entrevista com o crítico Sérgio Alpendre, onde o assunto é a própria crítica de cinema e arte no Brasil dos dias atuais.

0

Marlon Anjos, a esfinge que vos fala de dentro desta revista, investiga os equívocos (in)voluntários sobre investigações a respeito de obras da Antiguidade. Em destaque: a deliciosa Vênus de Milo.

3

Marlon Anjos traça um histórico a respeito do status social e moral da arte durante os séculos, e de como esse status foi influenciado por questões diversas, incluindo sociais e religiosas.

1

Vinicius F. Barth reflete brevemente sobre a galeria de arte e a sua importância para a movimentação da produção artística local. Você conhece as galerias de arte da sua cidade?

4

Talvez a Arte tenha sido, em toda a sua história, movida pela subversão e pela indisciplina. Marlon Anjos reflete sobre a culminação da subversão na arte do séc. XX, e sobre a sua posterior manutenção num momento em que o que antes era indisciplina acabou virando regra.

1

Marlon Anjos comenta a atitude, corrente ainda nos dias de hoje, de se queimar obras de arte consideradas fraudulentas. Mas será que essa Inquisição, além do que diz respeito à grana, não acaba por matar também algo imaterial, algo simbólico? Entre aqui e pense conosco.

1

Marlon Anjos comenta o caso da pintura Susana e os Anciões, de Artemisia Gentileschi, cuja biografia está estampada, real e simbolicamente, na curiosa – e dupla – representação dessa personagem bíblica.

1

Marlon Anjos discute a noção de ‘utilidade’ da arte, pensando se o objeto artístico teria, de fato, o poder de transformar o mundo que o rodeia.

2

A colunista convidada Aline Higa, pintora e chef, nos fala sobre a execução de um trabalho artístico. Até que ponto a ideia, ao mesmo tempo em que é feita, inventa novos modos e abre caminhos inexplorados?

0

Rodrigo Freitas comenta o documentário A paixão de JL, de autoria de Carlos Nader, em que o cotidiano do artista visual José Leonilson (1957-1993) é contado com base em seu diário gravado em fitas cassete.

0

Vanessa C. Rodrigues, colunista convidada para as Visuais desta edição, comenta a obra da pouquíssimo conhecida Hilma af Klint, artista nascida na Suécia e considerada pioneira na arte abstrata, num trabalho que anda entre o geométrico, o espiritual e o mediúnico.

0

Na coluna de Visuais deste mês, Marlon Anjos trata do papel do artista na filosofia de Platão e em sua república, e das considerações de Nietszche sobre esse mesmo papel. Seria real a inutilidade política da arte dentro de uma sociedade?

0

Em plena Bienal de Curitiba, um ato de censura. Marlon Anjos comenta o caso da obra alterada de Tom 14 na Rodoferroviária de Curitiba, e também fala um pouco sobre a censura da genitália na história da arte.

0

Allan Falcone, colunista convidado em nossa coluna de artes Visuais deste mês, comenta o momento particular do ofício do publicitário nos dias de hoje. Amarrada entre um passado de livre pensar despudorado e um presente de imposições cada vez mais morais, para onde exatamente caminha a propaganda?

0

Marlon Anjos, nosso colunista convidado nesse mês, reflete sobre as figuras do artista e do ilustrador. Opostas? Complementares? Você já pensou nas diferenças entre os universos de cada um? Pensemos juntos.

0

A R.Nott Magazine visitou a Garagem, um dos mais novos lugares dedicados a receber e expor o trabalho de artistas em Curitiba. Além disso, tratamos da sua exposição inaugural, Abstrações concretas, que nos serviu para pensar os caminhos de uma possível nova fotografia.

0

Jazz, animação, artes visuais e tecnologia de ponta: saiba como tudo isso pode alçar a produção de poesia a um novo universo. Vinicius F. Barth comenta o recém-lançado livro de poemas de Igor Goldkind, Is She Available?

0

A tragédia da existência do artista amaldiçoado. Assim como com os vampiros de Anne Rice, até hoje nos apaixonamos por figuras do mundo das artes que jogam com o distúrbio do gênio e a tragédia criativa. Existe metafísica nesse teatro? Por Vinicius F. Barth.

0

Fernanda Maldonado nos conta sobre o legado dos Atis Rezistants, coletivo haitiano que gera arte a partir dos escombros de um país maltratado - sob todos os pontos de vista. Conheça essa história de uma rara beleza da sobrevivência.

0

Atriz brasileira traça metáfora sensível em espetáculo sobre a envolvente megalópole nova-iorquina. Na coluna Visuais deste mês, Fernanda Maldonado apresenta o trabalho de Sueli Rocha.

0

Na coluna Visuais desse mês propõe-se uma discussão a respeito da ‘grande escola’, da homogeneidade fragmentada que produz a nossa arte de hoje, onde há, e haverá cada vez mais, originalidade e individualismo.

0

Informações, conceitos, correntes de música, moda, ideologias, políticas e arte. E que arte surge numa sociedade que se debate constantemente num meio virtual, em meio a intermináveis ondas de ‘viralizações’ de jeitos de pensar?

0